segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Aécio vence em Três Pontas e Dilma em Santana da Vargem

*A diferença foi pequena nos dois municípios, menor ainda do que no primeiro turno
Os eleitores da 273ª Zona Eleitoral que compreende os municípios de Três Pontas e Santana da Vargem voltaram às urnas neste domingo (26), para escolher o próximo presidente da República para o mandato 2015-2018. Aécio Neves (PSDB) e a candidata a reeleição Dilma Rousseff (PT), disputaram o cargo neste segundo turno. A transmissão dos dados terminou cerca de uma hora depois do término do horário de votação e não houve nenhum problema.
Se no primeiro turno em Três Pontas, o senador venceu com vantagem, desta vez, a disputa foi apertada, mas o candidato tucano saiu vitorioso novamente. Aécio Neves obteve 16.987 votos, 50,64% dos votos válidos. Já Dilma Rousseff foi votada por 16.557 trespontanos, o que representa 49,36%. Uma diferença pequena de apenas 430 votos a favor do candidato derrotado Aécio. Votos brancos somam 501 votos (1,44%)e nulos 773 (2,22%). Foram no total 34.818 votos, um comparecimento de 82,63%.
Em Santana da Vargem venceu a candidata a reeleição Dilma Rousseff, porém, a diferença foi ainda menor para o candidato Aécio, apenas 239 votos. Dilma ganhou na cidade que é administrada pelo PT(Vitor Elói), com 2.497 votos, 52,51% dos votos válidos. Aécio Neves recebeu 2.258 votos, o que significa 47,49%. Foram 61 votos em branco e 100 nulos. Ao todo 85,53% dos eleitores, ou seja 4.916 compareceram as urnas neste segundo turno.
Ainda não saiu a lista detalhada com os números individuais dos colégios eleitorais de Três Pontas e Santana da Vargem.
VEJA OS NÚMEROS DO PRIMEIRO TURNO
No primeiro turno o candidato Aécio Neves conquistou 15.317 votos (46,91%). Já Dilma Rousseff obteve 13.627, perfazendo 41,73% dos votos válidos. A diferença foi 1.690. Os votos válidos somaram 32.654 no dia 05 de outubro (93,34%).

Eleição tranquila, sem problemas e dentro do planejado em Três Pontas e Santana


Tranquilidade. É este o balanço que faz o Cartório Eleitoral de Três Pontas sobre as Eleições em Três Pontas e Santana da Vargem, neste segundo turno, disputado neste domingo (26), que deu a vitória em Três Pontas a Aécio Neves e em Santana da Vargem a Dilma.
Os eleitores saíram para votar certo, a exemplo do dia 05 de outubro, porém, não enfrentaram filas, já que foram apenas dois dígitos necessários escolher o próximo presidente da República. Duas urnas que apresentaram problemas tiveram que ser substituídas – uma na Escola Estadual Deputado Teodósio Bandeira na seção 14 e outra na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, na seção de número 131. Ao contrário do processo do início do mês, ninguém foi detido por realizar boca de urna ou se portado de forma contrária a legislação eleitoral.
No início da tarde, o movimento ao lado da Prefeitura de onde sai os ônibus para a zona rural já era bastante pequeno. Antes das 17 horas, os funcionários e veículos cedidos pela Prefeitura a Justiça Eleitoral já estavam no Fórum Dr. Carvalho de Mendonça, prontos para buscar as urnas e as mídias, na verdade, pen drives que são conectados nos computadores do Cartório para a transmissão dos dados. Os veículos foram escoltados pela Polícia Militar. As urnas são transportadas em caminhões e a equipe de apoio é transportada de carro.
Os votos da Escola João de Abreu Salgado foram os primeiros a chegarem no Fórum, as 17:28. As 17:50 uma van trouxe as urnas de Santana da Vargem e o carro do gabinete do prefeito da cidade chegou com a equipe de apoio com as mídias. As últimas urnas a chegarem foram dos Distritos de Pontalete e Quilombo Nossa Senhora do Rosário.
A transmissão de dados foi rápida, não houve problemas e tudo foi acompanhado pela juíza eleitoral Dra. Raíssa Figueiredo Monte Raso Araújo e o promotor Estevan Sartoratto. Por volta das 18:10 saiu o resultado de Santana da Vargem e depois de Três Pontas.
Na Polícia Militar a informação do comandante da 151ª Companhia Tenente Bruno Neves Tavares, é de que não houve necessidade de reforço vindo do 24º Batalhão de Polícia de Varginha e tudo transcorreu dentro do planejado, sem problemas.
A grande quantidade de santinhos jogadas principalmente na porta das escolas não foi vista neste domingo. As ruas estão limpas e a sujeira do primeiro turno não se repetiu.

Nenhum comentário: