segunda-feira, 23 de maio de 2011

Câmara se reúne e vota apenas Moção de Aplausos à Cocatrel

REPORTAGEM COMPLETA ESTÁ NO AR NO PROGRAMA SILVANO ALVES NA RÁDIO POSITIVA WEB. OUÇA.

* Exoneração do ex-prefeito de Três Pontas Tadeu Mendonça que era Diretor do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM)foi o assunto mais comentado. Sérgio Silva falou sobre a questão dos gastos com diárias e recebeu o apoio de José Henrique Portugal

Denis Pereira - Voz da Notícia

Os vereadores se reuniram nesta segunda-feira (23), para mais uma reunião ordinária da Câmara de Três Pontas. A 103ª sessão com um pequeno número de pessoas no Plenário Presidente Tancredo Neves, a maioria de profissionais da educação, os legisladores apenas discutiram, ou melhor, votaram uma Moção de Aplausos com vários elogios à uma das maiores cooperativas do Brasil. A Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), completa em 2011 50 anos de fundação, de uma história de conquistas e realizações com base no cooperativismo, apoiando o desenvolvimento dos produtores rurais da cidade e região. A iniciativa é do vereador José Henrique Portugal (PMDB).


Vereadores abordam diversos assuntos
Antes de abrir espaço aos vereadores para explanação o presidente Sebastião Pacífico (PR) questionou os colegas para abrirem espaço para que o ex-prefeito Tadeu Mendonça (PSDB) se defendesse das acusações. Tadeu era o presidente do IPEM e foi exonerado na semana passada, depois que seu nome foi citado em uma reportagem de circulação nacional, referindo a ele como “ficha suja”.
Geraldo Alves respondeu questionamentos do vereador Sérgio Silva (PPS), sobre a Comissão Especial de Inquérito (CEI). Geraldo disse que resolveu falar somente hoje, porque estava analisando os autos do processo encaminhado pela Promotoria de Justiça. E que na próxima semana, os quatro vereadores poderão se reunir para dar prosseguimentos aos trabalhos.
Ele também prestou solidariedade a Tadeu Mendonça e elencou as conquistas de seu governo entre 1993 e 1996, como o Projeto Sete Cachoeiras, a construção do CAIC e SESI.
Já Sérgio Silva também falou sobre os problemas que Tadeu Mendonça está enfrentando e, disse que a Câmara tem mesmo que abrir espaço para que ele se defende perante a população. Trouxe também uma boa notícia, de que os trabalhos da primeira etapa para a volta da Zona Azul serão iniciados em no máximo 30 dias pela Apae.
Sérgio surpreendeu e falou de uma questão polêmica. As viagens e diárias, estão sendo assunto na imprensa e com pessoas que acompanham mais de perto o trabalho do Legislativo. Ele afirmou que falta transparências e  quer mais rigor para a liberação de diárias. A intenção do vereador é que uma comissão analise as viagens para encontros, cursos e seminários, somente se for de interesse da cidade. Falou que é contra as diárias e a favor de adiantamentos.  Ele sugere que os vereadores só saiam para encontros ou reuniões previamente agendadas.  E alertou que por causa do excesso de viagens, os recursos devem terminar já em julho. Segundo apuramos, no orçamento da Câmara os vereadores tem R$85 mil para estas despesas só este ano. Porém R$49 mil já foram gastos até este mês. Faltando apenas cerca de 36 mil, sendo que ainda estamos no primeiro semestre.
José Henrique falou do sucesso do Encontro de Motociclistas realizado no último fim de semana que atingiu seus objetivos. Registrou que o evento arrecadou alimentos que serão entregues nesta terça-feira (24), a Vila São Vicente de Paulo. Portugal pediu que a prefeita Luciana Mendonça fosse oficiada em nome do grupo, pela cessão do espaço, o Estádio Ítalo Tomagnini e pelo apoio recebe.
Cobrou resposta do presidente Sebastião Pacífico, sobre a criação de uma comissão para investigar as empresas subsidiadas pelo município.

Moção de Aplausos
José Henrique defendeu a homenagem à Cooperativa e sugeriu que o reconhecimento seja feito aos ex presidentes e familiares dos já falecidos, em nome de toda a Câmara e sugeriu que a entrega seja feita no Auditório da Cocatrel. Sebastião disse que vai consultar a assessoria jurídica a legalidade do ato da transferência da solenidade.
Os vereadores José Darcy Pereira (PR) e Catarina do Nascimento (PR) apuraram os votos e por unanimidade a congratulação foi aprovada. A data será definida posteriormente.

4 comentários:

Anônimo disse...

Estava assistindo a reunião e vi quando o tião pacifico jogou um balde de agua fria no Serjão não deixando que ele continuasse o discurso. O tião tava defendendo o lado dele porque é um dos que mais viaja e não pode cortar o leitinho das crianças.

RODRIGO disse...

É MESMO UMA VERGONHA TANTA VIAGEM SEM NENHUM RETORNO PARA A CIDADE ALGUNS VEREADORES FAZEM É T U R I S M O POIS EM CONDIÇÕES NORMAIS NÃO TERIAM COM VIAJAR TANTO

Anônimo disse...

MUITO BOM SERGIO SILVA, MAIS E O PLANO DE CARREIRA DOS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA, VC NÃO FALA MAIS NADA JÁ SE ACOVARDOU????

rogerio disse...

A CAMARA PRECISA É BOTAR PRA FRENTE A C P I . VAMOS JOSE HENRIQUE, SERJÃO, ERIK E CATARINA BOTA O RESTO PRA TRABALHAR NESTA C P I QUE AINDA NÃO FOI FEITO QUASE NADA ONDE VAMOS PARAR?